O que faz um Higienista Oral?

Um Higienista Oral é um profissional de saúde, que estudou e tirou uma licenciatura em Higiene Oral.

O curso superior de Higiene Oral existe há mais de 20 anos e é ministrado na Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa, onde existem também as licenciaturas de Medicina Dentária e Prótese Dentária.

Em Portugal, especialmente por a população não dar a devida importância à Saúde Oral, ainda há muitas pessoas que desconhecem o que faz um Higienista Oral. No entanto noutros países como o EUA, Canadá e alguns países da Europa é uma profissão muito conhecida e visto a população estar bastante motivada para a prevenção, ao invés de tratamentos, é seguida anualmente pelo higienista, recorrendo ao médico dentista apenas em casos de necessidade. É preferível prevenir os problemas com consultas regulares, do que deixar andar e tratar apenas quando dói e muitas vezes já é tarde demais.

Basicamente o que diferencia as actividades de um higienista oral e de um médico dentista é o higienista dedica-se a tratamento preventivos, enquanto o médico dentista dedica-se a tratamentos curativos. Um higienista oral não faz restaurações (os chamados chumbos), nem extracções, desvitalizações ou cirurgias. Mas faz uma série de outros procedimentos que para quem for cuidadoso e seguir as instruções recomendadas passa bem sem os procedimentos descritos atrás, que por norma já indiciam algum problema.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS