Apresentação do Serviço de Saúde Oral

Já há largos anos que o Ministério da Saúde tem vindo a desenvolver programas de promoção para a saúde em diversas áreas, com vista a diminuir a incidência de doenças e hábitos nocivos à saúde. Dessa necessidade surgiram as equipas de Saúde Escolar, um conjunto de profissionais de saúde que no âmbito da sua área dão formação e implementam e executam uma série de actividades.

No que diz respeito à Saúde Oral até meados de 2008, não existia higienista oral no Centro de Saúde de Silves, sendo que algumas das actividades eram desempenhadas pela equipa de Saúde Escolar que desdobrava-se tentanto suprir essa necessidade. Em anos anteriores esporadicamente alguns estagiários realizaram trabalhos em algumas escolas. No entanto tal era insuficiente pois eram apenas 2 ou 3 meses por ano. Em 2008 a Administração Regional de Saúde do Algarve abriu concurso para higienistas orais em diversas localidades, sendo que fui colocada repartida por Silves e Portimão..

Presentemente encontro-me 3 dias por semana em Silves a planear e implementar as actividades de promoção da Saúde Oral nas escolas e 2 dias semanais na Unidade de Saúde Pública do Centro de Saúde de Portimão a dar consultas no gabinete de Saúde Oral, visto no Centro de Saúde de Silves não existir cadeira dentária.

Apesar de ter sido com a publicidade dos chamados cheques dentista, que a maior parte da população começou a ouvir falar mais em Saúde Oral, já há muito tempo que existem programas de Saúde Oral nas escolas, implementados por colegas de outros Centros de Saúde.

Note-se que um programa relacionado com Saúde Pública, como é o caso do Programa de Saúde Oral, implica uma série de aprendizagem por parte da população alvo, uma sensibilização e aquisição de conhecimentos de modo que daí a alguns anos se venha a colher os frutos desse trabalho.

Elsa Correia, Higienista Oral do Centro de Saúde de Silves

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS