Aparelho nos dentes: correcção ortodôntica

Texto destinado a crianças e jovens: (ver texto para encarregados de educação, abaixo)

Tens os dentes tortos? Vais ter de usar aparelho? Tem calma. Hoje em dia tantas pessoas usam aparelho nos dentes que ninguém te vai achar um ET ou gozar contigo. Se até pessoas adultas usam e ninguém liga... Pensa em como vais ficar com um sorriso mais bonito, em como vais mastigar melhor e poder lavar melhor os teus dentes. Vais ver que vai valer a pena.

Tens de ser responsável e seguir todas as indicações que o dentista que te colocar o aparelho disser (um dentista que estuda a colocação de aparelhos chama-se ortodontista). Alguns exemplos:
- Lavar os dentes ainda melhor!
- Lavar sempre os dentes depois de comer
- Evitar pastilhas, caramelos, rebuçados, refrigerantes e alimentos muito duros
- Nunca partir coisas com os dentes
- Não roer tampas de canetas, unhas ou seja o que for

Ou seja...
Tudo isto acima são coisas importantes que deves saber, quer uses ou não aparelho, portanto as diferenças não são muitas! Mas não te esqueças que com um aparelho nos dentes, há mais sítios onde podem ficar restos de comida por isso tens de limpar todos os espacinhos para os dentes não ficarem estragados, com cáries.



Neste site podes experimentar e escolher as melhores combinações de cores para pôr no aparelho. Já viste as combinações que podes fazer? E então entusiasmado? ;)

-----------------------------------------------
Texto destinado a encarregados de educação:

Existem situações em que é necessário corrigir e endireitar os dentes, usando um aparelho ortodôntico. Se há uns anos atrás usar um aparelho nos dentes era algo complicado e motivo de vergonha e gozo, hoje em dia é tão frequente mesmo em adultos que até está na moda.

Existem determinadas situações em que é importante fazer uma correcção ortodôntica, nomeadamente por razões funcionais e nem tanto por motivos estéticos como se julga.
Os nossos dentes têm uma determinada posição de fechar, o modo como encaixam uns nos outros. A isso chama-se oclusão. Se os dentes não tiverem uma oclusão próxima da ideal, esse facto pode levar a alguns problemas como por exemplo de fala, mastigação, deglutição e estética. Além disso pode levar a problemas articulares, a chamada disfunção têmporo-mandibular ou seja dores e problemas na articulação onde encaixa a nossa mandíbula (queixo).

Uma das situações a corrigir chama-se prognatismo em que a mandíbula está avançada.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS