Cárie dentária, os "dentes podres ou estragados"

Já ouviste falar em "dentes podres"? E "dentes estragados"? Já alguma vez te doeu os dentes?

Vamos explicar-te como é que os dentes ficam assim

A cárie dentária é a doença dos dentes que acontece quando as bactérias da nossa boca se juntam aos açúcares da comida e produzem um ácido. Esse ácido ao ficar muito tempo na boca começa a destruir os dentes fazendo um buraco, nesse momento o dente está estragado, com cárie.

Açúcar + Bactérias da placa bacteriana = Ácido
Ácido + Dente saudável = Dente com cárie


De início aparece um buraquinho na camada de fora do dente, o esmalte que é a parte branca. Muitas vezes nem se sente ainda!

Se a cárie não for tratada no início (por isso é que é importante ir a consultas regulares para se detectar no início) a cárie avança e atinge a dentina. Aqui já começa a haver sensibilidade ao frio e ao quente.

Mas se a pessoa mesmo assim ignorar o problema a cárie avança até chegar à polpa e aqui já pode doer muito. Sabes é que a polpa tem nervos, por isso a sensação de dor é transmitida ao nosso cérebro.

Quando atinge a polpa, podem surgir abcessos. Um abcesso é uma acumulação de pus e no caso dos dentes acontece geralmente na pontinha da raiz. Como acumula-se pressão do pus na zona é possível que apareça uma borbulha na gengiva por onde sai esse pus. Quando isto acontece a infecção já é muito grande.
E como a polpa também tem vasos sanguíneos essa infecção e bactérias espalham-se pelo teu corpo todo através do sangue.

A cárie começa com um buraco muito pequeno, que mal se nota, na parte mais externa dos dentes – o esmalte – e se não se fizer nada em contrário esse buraco vai aumentando para o interior do dente como podes ver pelas imagens. Quando a doença já está num estado avançado provoca dor e infecção por isso o melhor é evitar que as cáries apareçam, lavando bem os dentes e não comendo muitos doces. Por isso sempre que tiveres uma cárie não podes ter medo de tratá-la e deves ir ao dentista o mais cedo possível!


Texto destinado aos Encarregados de educação

Cárie dentária é o nome da principal doença que afectam os dentes.
Consiste num amolecimento da superfície do dente levando à formação de uma cavidade.
Essa cavidade de início afecta a camada externa do dente o esmalte (ver imagens acima) e se a cárie não for tratada vai evoluindo até atingir a dentina e finalmente a polpa levando à formação de abcessos (formação de pus na ponta da raiz do dente, que por acumular de pressão surge uma espécie de borbulha na gengiva de onde sai pus).



É importante perceber que uma cárie é uma infecção aberta onde há entrada de bactérias da cavidade oral na circulação sanguínea pois os nossos dentes estão vivos e têm vasos sanguíneos e nervos.





Cárie interdentária (entre os dentes)

Cárie oclusal (superfície que mastiga)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS